Nosso Blog

Mudanças que estão por vir com a Reforma da Previdência

Que a Previdência Social necessita de uma reforma urgente, todos nós sabemos. Agora colocá-la em prática, parece que será bem possível. No dia 19/05 , o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, passou alguns detalhes do que podem vir a ser mudanças consideráveis no que diz respeito à aposentadoria.

De acordo com ele, haveria a troca do fator previdenciário pela fórmula 85/95. Com isso, a soma do tempo de contribuição com a idade do trabalhador deveria ser de, no mínimo, 85 anos para mulheres e 95 para homens. Para quem está ingressando no mercado de trabalho, a idade mínima para aposentadoria seria de 65 anos. O aumento da idade mínima seria gradual, a cada dois anos, até que se chegasse no mínimo de 65 anos.

Para que se tenha uma visão de como é o sistema previdenciário hoje em nosso país, é possível se aposentar em qualquer idade, contanto que se tenha contribuído por 30 anos (mulheres) ou 35 anos (homens). Também, caso o trabalhador prefira, poderá se aposentar quando completar a idade mínima de 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens).

Quem pretende se aposentar antes de completar a idade e o tempo de contribuição mínimos exigidos para aposentadoria integral, é usado o fator previdenciário para cálculo do benefício. Ele é formado pela idade do trabalhador, o tempo de contribuição e a expectativa de vida no momento da aposentadoria. Quanto menor a idade do trabalhador, menor será o seu benefício.

Na matéria publicada no site da Previdência Social, há mais informações sobre a reforma previdenciária. Confira logo abaixo o link para acesso.

Notícia completa no site da Previdência Social

 

Comentários

  • edson disse:

    eu tenho 50 anos e contribui por 35 anos, eu tenho direito adquirido….agora vou ter q trabalhar mais 5 anos…..porque mudar as regras, esse garibaldi ganha um salario de rei, ele é 0,1% da população, eu quero meu direito….essa regra deveria para quem vai entrar agora….eu planejei minha vida em cima disso e agora vem ai um ricaço mudar as regras.

    • Apiki disse:

      Edson, a nova proposta com certeza garantirá os direitos adquiridos pelo contribuinte. No próprio texto diz: ” Os trabalhadores já em atividade poderiam, por um determinado período, optar pelo modelo atual ou por essa nova proposta. O novo modelo possibilitaria a aposentadoria antecipada mediante um desconto fixo.

  • MArco bueno disse:

    Temos consciencia que ha necessidade de mudança na previdencia social nao so no brasil como no mundo, mas no caso do Brasil,o dinheiro da previdencia foi desviado, hoje esta tudo num saco só,as pessoas que vão se aposentar hoje vão morrer de fome, ja que o país nao garante saude,educação, e emprego……Lamento

  • Breno disse:

    Na verdade o povo nao pode pagar pelo rombo da previdência…isso ai é uma vergonha, o brasileiro passa a vida trabalhando para ganhar um mixaria e ser totalmente um esquecido pelo Estado

  • eunice disse:

    Qual a idade mínina para uma mulher, se aposentar por idade?

  • marcos disse:

    Então me digam um pouco sobre as aposentadorias dos politicos belezinha ! Vcs vão mudar nas deles tbnm ! … ???

  • Marta disse:

    85 anos para as mulheres ! …. para que aposentadoria nesta época… o que elas vão gozar nesta faze… a Pré-cova !

    • Apiki disse:

      Olá Marta, 85 anos é a soma do tempo de contribuição com a idade do trabalhador. Isso para as mulheres, para os homens a soma é de 95 anos.

  • paulo ando disse:

    A soma do tempo de contribuição com a idade do trabalhador -85 para as mulheres e 95 para homens será uma boa para o trabalhador, porque o que prejudica os aposentados é o fator previdênciário, sendo integral é melhor coisa.

  • Denilson Lima disse:

    pelas regras atuais, é possível ao homem requerer a aposentadoria proporcional, após 30 anos de contribuição.
    Com a regra 85/95, como ficará esta questão: aposentadoria proporcional?
    Att.

    • Apiki disse:

      Olá Denilson, na regra atual, o homem se aposenta com 35 anos de contribuição e mulher com 30 anos. Por idade o homem com 65 anos e a mulher com 60 anos, tendo no mínimo 15 anos de contribuição.
      Com a regra 85/95, a proposta é simples: aposentadoria integral quando a soma da idade do segurado com seu tempo de contribuição for 85, para mulheres, e 95, para homens. O tempo mínimo de contribuição (30 anos, para mulheres, e 35, para homens) seria mantido.
      A mudança valeria só para os trabalhadores da ativa.

  • Aparecido fernandes disse:

    Gostaria de saber, faso 60,anos em novembro, e comtribui a previdencia, 15,anos como trabalhador rural, no fim do ano conssigo me aposentar?

    • Apiki disse:

      Oi Aparecido, têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: a partir dos 60 anos, homens, e a partir dos 55 anos, mulheres.
      Para solicitar o benefício, os trabalhadores urbanos inscritos na Previdência Social a partir de 25 de julho de 1991 precisam comprovar 180 contribuições mensais. Os rurais têm de provar, com documentos, 180 meses de atividade rural.

  • Verônica Coutinho disse:

    Atualmente estou com 51 anos e 33 anos de contribuição a previdência, só no próximo ano é que juntos fazei 85. Devo esperar a nova reforma, será melhor para mim, sem o fator previdenciário terei o benefício no teto como contribuo? Não sei, mas caso seja melhor em um dos dois posso optar pelo melhor para mim mesmo que seja o anterior a reforma pelo direito adquirido? 51 anos de idade e sempre trabalhei e trabalho na rede privada, no início como empregada e já há algum tempo como autônoma! Aguardo resposta para esta tão importante tomada de decisão em minha vida. No aguardo e obrigada!

    • Apiki disse:

      Olá Verônica, O departamento de respostas/dúvidas está indisponível no momento. Entraremos em contato assim que regularizarmos. Obrigado pela atenção.
      PagPrev

  • sel disse:

    Essas novas regras se aprovadas e implantadas, como ficara a situação a quem esta a 2 anos de completar 30 anos de trabalho(no caso mulher)isso afetaria,teria que trabalhar mais?

    • Apiki disse:

      Olá Selma. O departamento de respostas/dúvidas está indisponível no momento. Entraremos em contato assim que regularizarmos. Obrigado pela atenção.
      PagPrev

  • Fátima A P Jundiaí disse:

    Tem data para valer a nova regra de 85 anos? E qdo. a soma atingir 85 anos isso quer dizer que o valor da aposentadoria será integra?

    • Apiki disse:

      Olá Fátima, o departamento de respostas/dúvidas está indisponível no momento. Entraremos em contato assim que regularizarmos. Obrigado pela atenção.
      PagPrev

  • Antonio Dantas disse:

    Tenho 65 anos e 30 anos de contribuição a soma da idade com o tempo de serviço é 95 anos com a nova reforma poderei ne aposentar?

    • Apiki disse:

      Oi Antônio, o departamento de respostas/dúvidas está indisponível no momento. Entraremos em contato assim que regularizarmos. Obrigado pela atenção.
      PagPrev

  • JOSE disse:

    EU TENHO 57 ANOS E 35 DE CONTRIBUICAO VC ACHA MELHOR ESPERA O FATOR 85\95 PARA DAR ENTRADA POS O QUE EU ENTENDI TENHO QUE TRABALHAR MAS 3 ANOS ISTO NAO CONCORDO.COMO FICA A APOSENTADORIA PROPORCIONAL NINGUEM FALA SOBRE ELA GOSTARIA QUE FALASEM .
    GRATO

    • Apiki disse:

      Oi José, o departamento de respostas/dúvidas está indisponível no momento. Entraremos em contato assim que regularizarmos. Obrigado pela atenção.
      PagPrev

  • MARIA LUCIA disse:

    BOa noite,
    TENHO 52 ANOS E 30,5 ANOS DE CONSTRIBUICAO. É MELHOR ME APOSENTAR AGORA OU AGUARDAR A REFORMA DA PREVIDENCIA?

    • Apiki disse:

      Oi Maria Lucia, o departamento de respostas/dúvidas está indisponível no momento. Entraremos em contato assim que regularizarmos. Obrigado pela atenção.
      PagPrev

  • Marcos disse:

    O fator previdenciário deveria ser móvel crescente, pois este prejudica quem sempre contribui com o teto Maximo e ai vê sua aposentadoria reduzida. Que eu quero dizer e que a cada ano seria recalculado o fator previdenciário do aposentado para mais, até ele ser contemplado com o total da média dos 80% maiores salários de contribuição calculada.

  • ines roseli de souza casagrande disse:

    boa noita,estive lendo as ultimas noticias sobre a aposentadoria,porem fique com duvida,pergunto tenho 46 anos falta02 para o aposentarme lendo as noticias esta assim 3.5 a cada ano que falta,entao posso me aposentar com este valor de perda a cada ano? Vai ser aprovando neste ano ou no inicio de 2013.aguardo informação,agradecida.

    • Apiki disse:

      Olá Ines! O departamento de respostas/dúvidas está indisponível no momento. Entraremos em contato assim que regularizarmos. Obrigado pela atenção.
      PagPrev

  • José disse:

    Tenho 62 anos e tenho cerca de 22 anos de contribuição…mas fiquei saben que se quiser me aposentar aos 65 anos por idade terei meu beneficio calculado com os 80 maiores salários depois de 1994 sendo que os anteriores ( quando contrubui pesado) serão considerados tendo por base 1 (HUM) salário mínimo. ESSE ASSALTO e perda de um direito adquirido pode ser revertido na justiça ou precisarei fazer o mesmo com um carro forte e contribuir por 80 meses um valor similar do que ganhava no periodo anterior a 1994? Por favor peço ajuda ! Grato desde já !!!! O que faço ?????

    • Apiki disse:

      Olá José! O departamento de respostas/dúvidas está indisponível no momento. Entraremos em contato assim que regularizarmos. Obrigado pela atenção.

  • Anete disse:

    Foi aprovada alguma modificação para aposentadoria para contribuinte que não seja servidor publico? Alguem que contribuiu trabalhando no mercado privado. Qual idade minima e tempo de contribuição minima? att Anete

    • Apiki disse:

      Olá Anete! O departamento de respostas/dúvidas está indisponível no momento. Entraremos em contato assim que regularizarmos. Obrigado pela atenção.

  • Maria de Fátima Furlan disse:

    Tenho 51 anos e 32 de contribuição. Estou prestes a me aposentar por tempo de serviço.
    No caso de aprovação da retirada do Fator Previdenciário, eu seria prejudicada se entrasse com aposentadoria agora.

    Qual a possibilidasde de ser aprovada a Lei e existe uma data estimada pra isso? ou o projeto simplesmente está parado?

    • Apiki disse:

      Olá Maria! O departamento de respostas/dúvidas está indisponível no momento. Entraremos em contato assim que regularizarmos. Obrigado pela atenção.

  • aldemir de carvalho disse:

    tenho 35 anos de contribuiçao e vou completar 49 anos em junho e melhor esperar ou dar entrada na aposentadoria e se a reforma passar estou garantido na que estar valendo

    • Apiki disse:

      Olá Aldemir! O departamento de respostas/dúvidas está indisponível no momento. Entraremos em contato assim que regularizarmos. Obrigado pela atenção.

Faça seu comentário